- Área: 217 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Lisbeth Grosmann
-
Fabricantes: Artedomus, Astra Walker, Austral Bricks, Blackbutt, Classic Ceramics, Colorbond, Dulux, Duravit, Godfrey Hirst, Inlite, Laser Lighting, Lysaght, Muuto, Smartstone, Whetstone, ZP Woodworks, Zincalum, stringybark
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência é uma cabana de madeira eduardiana em Sandringham, próxima da estação de trem, as lojas e a praia. De forma típica, muitas casas da época encontram-se na área, uma extensão prévia havia agregado uma habitação na parte posterior, incorporando o dormitório principal, a cozinha e a área para as refeições; esses espaços sofriam as implicações de uma orientação sul e uma configuração não adequada das habitações.
Necessitávamos considerar como esse espaço poderia ser melhor utilizado. O cliente se sentia cômodo com a ideia de que não necessitavam uma residência maior, somente uma que funcionasse melhor. A apresentação do desenho consistiu em proporcionar uma área ampla na parte posterior, cheia de luz e com a planta livre, com uma melhor conexão com o pátio posterior e que abordasse a falta de privacidade entre o dormitório principal e a sala de estar. A residência existente tinha 207 m2 em uma área de 491 m2, mas o cliente não estava disposto a sacrificar nenhuma parte do pátio posterior e nem sobrecapitalizar o terreno relativamente pequeno.
A fachada frontal da residência foi mantida, incorporando os três dormitórios de bom tamanho, um salão formal, sala de jantar e um corredor original. O banheiro e lavanderia foram reformados e redesenhados para incluir um closet separado. Na parte posterior da residência, a nova adição foi mantida a mais pequena possível para manter o jardim posterior e cumprir com os requerimentos regulamentários para a cobertura do terreno. Foram agregadas 2 formas de cobertura de duas águas, uma para o dormitório principal e uma para a área familiar, a fim de elevar as coberturas e outorgar uma grande amplitude.
O dormitório principal foi estendido levemente para proporcionar um armário e um banheiro, e sua entrada foi redesenhada para ocultar as vistas desde a sala de estar. A cozinha e a sala de estar deram a volta para conectar a cozinha com uma nova cobertura exterior enquanto a forma elevada da cobertura de duas águas estendeu-se sobre o deck, como um pergolado de madeira. Quando as portas de correr de vidro estão abertas, tudo converte-se em um espaço ao ar livre, o interior e o exterior funcionam bem juntos.
Para otimizar a luz do sol, uma nova janela e uma claraboia foram posicionadas no lado leste da casa, no final da cozinha, proporcionando interessantes situações em diferentes momentos do dia. O banco da cozinha sobressai abaixo da claraboia como uma bancada de madeira para o café-da-manhã. O desenho de energia passiva na nova janela e a claraboia oferecem à área da cozinha e sala de jantar, com orientação sul, um grande acesso para a luz solar. A cozinha e a sala de jantar estão organizadas para desfrutar desses momentos de sol, enquanto estão orientadas e conectadas com o pátio posterior ao sul.
Sustentabilidade
A maior parte da residência existente foi mantida ou redesenhada, reduzindo o desperdício. A cobertura está isolada com Kingspan Air-cell e blocos R3.5. Os blocos também foram agregados à cobertura existente. As novas paredes leves estão isoladas com blocos R2 e Sisalation, além disso, o piso está equipado com um novo isolamento R2. Todas as aberturas novas estão feitas com esquadrias de madeira australiana com vidro duplo translúcido. A residência utiliza iluminação LED de baixa energia. O sistema de condutos de calefação por gás no piso existente foi mantido e redesenhado para adaptar-se às novas alterações, como o sistema existente de resfriamento por evaporação.
Materiais
A residência encontra-se em uma rua com casas de madeira onde predomina a cor clara. Os materiais selecionados foram escolhidos por sua qualidade e estética. O cliente buscava um interior relaxado e neutro que se acomodasse comodamente com o estilo eduardiano original e a proximidade da praia. Os interiores são espaços brancos, com mudanças sutis no tom e na textura através do uso de azulejos, tijolos e madeira. A cozinha é um espaço branco com um banco de pedra reconstituído e incorpora uma bancada para café-da-manhã de Eucalipto reciclado. Os acabamentos pintados são de baixo COV (VOC em inglês). A cobertura é de Zincalume, o novo piso de madeira é feito de eucalipto acabado com Bona Traffic e as lajotas cerâmicas são de Classic Ceramics.